quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Exijo respeito

Por que quando você tá com uma dor de corno de fechar botequim, o mundo resolve ficar feliz? É impressionante. Ando pelo Largo do Machado, vagando, como um tatu triste, não importa a direção em que eu olhe, tem sempre alguém beijando na boca. Isso, quando não tô com a fuça virada pro chão, igual àquela gente do Chico, que andava falando de lado. Tá, eu sei, eu sei, apesar do traste, amanhã há de ser outro dia.

Vou à Sendas, pimba: casais felizes fazendo comprinhas. Ontem, aliás, vi um de mãos dadas, sacudindo os bracinhos no ritmo da música que tocava, escolhendo alguma coisa banal como molho de tomate. Quase fui lá tomar satisfações: que falta de respeito, meu Deus! Depois, uma cidadã pacata (*) enfia a mão na lata duns cretinos desses, o povo acha um absurdo. Eu, ali, com minha cestinha azulzinha, com o coração igual a pastel de carne moída, e a dupla festejando o amor, num típico caso de má distribuição do afeto entre as gentes.

Sem falar na imensa quantidade de quiosques de floristas que tem aqui no Largo do Machado, aquela coisa bonita, rapazes comprando buquês pra suas moças. De repente, o mundo ficou romântico. Coisa mais desnecessária. Precisa de tanta flor? Parece locação de My Fair Lady. Cadê o Cesar Maia, que não vê? Aliás, cadê a Leila do Flamengo, que não bota nem uma faixazinha aqui pra me animar?

Na boa, numa cidade em que comércio fecha pra traficante defunto, nenhuma manifestação pública dos meus vizinhos em solidariedade à minha dor é uma tremenda duma injustiça.

(*) Tudo bem, sei que "pacata" não é exatamente o melhor adjetivo pra essa alma que sofre. Mas foi pra dar ritmo ao texto. Praticamente uma licença poética. Foi mal, aí.

8 comentários:

Irhia Amana Tanna disse...

Vc é demais, Rozane. Com o devido respeito a sua situação dolorosa, seus posts ajudam a tornar o dia mais leve.
Beijos.

PS.: O nosso chopp vai rolar?

ROZANE MONTEIRO disse...

Valeu, babe. Quanto ao chope, cara, por mim, tô dentrinho. Tem que achar o resto do povo. Deixei um comentário lá naquele post em que a gente tava combinando, mas ninguém deu retorno ainda. A gente podia ir trocando e-mails logo. O meu é rozanemonteiro@hotmail.com

Irhia Amana Tanna disse...

Anote aí: irhia.tanna@gmail.com

ROZANE MONTEIRO disse...

valeu. anotado. o resto da galera deu perdido.

Irhia Amana Tanna disse...

Pior pra eles... hehehe

Luluzinha CS disse...

Acho que nunca mais irei fazeer compras na Sendas do Largo do Machado, sem lembrar dessa história! rsrsrs
Bom, pelo menos, você não está em Fortaleza. Lá sim...em tudo que é canto você aqueles casais e seus beijos cinematográficos. A gente até procura câmera pra ter certeza que não é algum filme de romance...
Teu homem vai chegar e você vai rir dessa história...

ROZANE MONTEIRO disse...

Tem razão. Podia ser pior. Eu podia estar em Paris.

Zé Mané disse...

Nada é pior que o dia da conspiração contra os cornos e afins...como o dia dos namorados,até os desenhos animados falam de romances "estaveis".....

Nesse dia procuro tomar um porrão de vodka!rsrs