quinta-feira, 22 de maio de 2008

Não tenho nem título pra este post. Fui jantar na Parmê aqui do Largo do Machado e tinha uma mesa, sem sacanagem, com umas 15 senhoras de seus 60 e tantos anos, todas sem acompanhante, todas felizes da vida. A exceção era um casal de seus 30 e poucos anos e outra mulher, mesma faixa etária, com um guri. Pareciam guias de excursão pra aposentado, sei lá.

Fiquei escondida atrás da Folha de São Paulo, que levei pra me distrair (tá, preciso rever meus conceitos), mas não conseguia tirar o olho do mesão. Ato contínuo, lembrei de uma cena que vi outro dia na Praia do Flamengo e me impactou - acabei não contando aqui.

Em algum dia desses aí de lama, ressaca afetiva, me sentindo a mais gorda das manés, camisetão pra disfarçar as formas (ou a falta delas), tava caminhando na praia quando dei de cara com uma mulher de seus 80 e tantos anos, sentadinha num banco, de biquini, esquentando o corpo ao sol, com cara de quem pensava em nada, só curtia aquele carlorzinho bacana, igual a um pombo feliz. Uma paz assustadora (argh). Uma falta de preocupação com a forma que o corpo tomou a essa altura comovente. Uma cara de num-tô-nem-aí que quase me fez sentar do lado, desabafar e perguntar qual a fórmula.

Não consigo parar de pensar nessa velhinha. Que medo.

15 comentários:

Anônimo disse...

simples
elas estão de bem com elas mesmo. elas se amam.
mirtes

ROZANE MONTEIRO disse...

jura? não tinha pensado nisso, ó, bwanna. dã.

Unknown disse...

Rozane, não precisa ir longe Mamãe está com 81 anos e apesar de todas as perdas, de toda a doença ela jamais se entrega! Mora sozinha naquela casa enorme de Cachoeiras e como os médicos dizem ( como dizem a todos os velhinhos) que ela tinha q tomar sol, não faz por menos e está morenaça e com marquinha de biquini..-" Acho horrível barriga branca!"diz.
Fomos prá Salvador em Janeiro e ela foi à praia todos os dias, tomou caipirosca, comeu carangejo e me confessou que estava muito feliz por eu tê-la convidado prá ir( mesmo sob os protestos de toda a família, q me rotulam de louca) que ela já estava cansada de só ser chamada prá ir prá São Lourenço e outros destinos de velho...E agora vai ser bisavó e está cheia de planos....Qual é a receita? Não sei, mas acho que ela usa o espírito guerreiro à ela mesma, e nós só usamos prá defender causas ou outras pessoas.Parece que eu estou aprendendo e agora eu me nego a me lamentar e a sentir dó de mim mesma, faço um esforço imenso prá manter o corpo e a mente em ordem e ainda repito p´ra mim mesma que tô adorando!!!Mas tem que começar de algum lugar, não adianta querer tudo ao mesmo tempo e não conseguir dar seguimento à nada.
O comentário ficou tão grande que mais parece um blog pessoal, foi mal...beijo

Anônimo disse...

Oi Rozane, pare que quanto mais eu rezo mais assombracao eu vejo. Rozane, hoje eu encontre com uma ex-amiga (ou sei la). Deixa eu explicar o caso. Eu sei que ela eh bipoolar e conheco ela desde novembro. Ontem, a noite conversando com ela no bar eu finalmente, nao deixe por menos e falei mais alto com ela. Ela ficou com raiva, surpessa e tudo mais. Enfim, sai do bar e me deixo la sozinha. Bem,quero abafar o caso e nem pensar nisso mais...eu procurando trabalho aqui e ainda tenho que ter mais esta amolacao. Quero ficar velha e feliz...sem fantasma (como esta mulher) para me assustar. Um abraco, Luciana

Anônimo disse...

ah! Este comentario eh para Mirtes...hoje eu rezei dois terco para agradecer ao Papai do Ceu a bencao recebida na quarta feira. Um abraco, Luciana

Dois cigarros e um café. disse...

Eu um dia serei como aquela velhinha... ah serei! Mais uma meta de vida!!!!

Beijundas ^^

ROZANE MONTEIRO disse...

ai, luciana, eu também às vezes cruzo com umas assombrações dessas. tu deve ser igual a mim, pára-raio de maluco. só pode ser carma.

ROZANE MONTEIRO disse...

pô, alice, adorei teu comentário aqui. deu uma injeção de ânimo. só me entristece saber que minha mãe já desistiu e fico me dando conta do quanto eu reproduzo a tristeza dela às vezes. enfim, vida que segue.

ROZANE MONTEIRO disse...

cristal, também é minha meta!!!

Anônimo disse...

luciana,
boa menina. é isto aí, a energia tem que circular...
rozane,
levar jornal para jantar é bandeira. jornal só se lêr em público até no máximo às 17hs, depois, só livro. ok?
mirtes
e nada de me responder com um dã malcriado... (rs)
mirtes

ROZANE MONTEIRO disse...

pô, mirtes. eu leio quatro jornais por dia, caceta. aliás, hoje fiz de novo. só pude almoçar às 17h. no mesmo lugar. com a Folha. :)

Anônimo disse...

ok, ok, 17hs é o horário limite. depois, não é fino e você é acima de tudo uma mulher fina e glamurosa, né não?
aliás, isso me lembra uma mulher que vi num restaurante em nice. bem vestida, elegante, ela sentou pediu uma taça de champã abriu um livro e ficou lá bebericando e lendo. depois pediu um peixe frugaal. comeu e foi embora. finéssima!
mirtes

ROZANE MONTEIRO disse...

pra caralho!

Anônimo disse...

Rozane, o que eu faco com uma mulher (idade 32 anos, casada, com marido e filho para criar)que fica me enviando mensagem no celular, me ameacando. Como se isso nao bastasse me liga ...ri e deposi desliga o telefone na minha cara. Se ela eh doente...tem bipolar, que se cuide.Eu nao tenho que aturar mais nada. Como eu estou sem dinheiro, estou pensando em entrar com uma acao contra ela. Estou esperando ele me xingar mais no msn, como eu tenho a pele cor de chocolate...estou aguardando o msn com discriminacao, pq eu estou torcendo para receber esta mensagem. Assim chamo um advogado e ganho algum din, din...aqui a justica funciona e eh rapida. um abraco, Luciana ( quem tiver alguma outra sugestao pode me falar, Um abraco, luciana

ROZANE MONTEIRO disse...

luciana, mas o que essa louca quer? por que que tá te enchendo o saco?