terça-feira, 15 de junho de 2010

Tem Alberto no Mundial



Estávamos nós, duas mulé e um varão, assistindo ao jogo na Taberna da Glória, quando o assunto em questão passou a ser a minha total incapacidade de entender de futebol. Eu, por exemplo, não sei, não faço a mais pálida ideia do que é certa entidade chamada impedimento. Não entendo, acho uma sacanagem o cara fazer gol e não valer e não tenho a menor intenção de entender a essa altura da vida, aliás.

Rimos muito, e minha amiga brilhante, intelectual de boa cepa, sabe-tudo-de-futebol, resolveu ajudar, considerado aqui, claro, seu conceito, bastante autoral, de ajuda:

- Cara, se você entender o que é impedimento, você passa a entender de futebol. O impedimento está pro futebol como a Teoria da Relatividade está pra Física. Se você não entender, fudeu.

Eu até compreendi o paralelo, juro, que também sou moça culta. Mas, admito, aconselhei nosso companheiro de mesa a concordar com a moça "pelo-amor-de-Deus", antes que tudo fugisse ao controle e ela ameaçasse adaptar E = mc2 (*) a alguma estratégia do Dunga e começasse a achar que a viagem pelo tempo é perfeitamente plausível.

P.S. Falei que a Kovak tá com uma promoção lá na Glória que dá uma caipivodka de graça a cada drink igual pedido pelos torcedores? Pois é.

P.S.1: Nossa heroína só perde pra outra amiga minha que, numa mesa de restaurante italiano cult, no Leme, há 200 anos, calou a geral. Discussão sobre o conceito do "nada" comendo solta, a jovem fofa mandou na lata da coletividade: "Gente, o nada é tudo".

P.S.2: Pensando bem, nossa heroína não perde pra moça do "nada é tudo", não. No mínimo, empata. A bichinha bateu um bolão.

P.S.3: Se bem que "o nada é tudo" foi um clássico. Muito confusa agora. Começo a achar tudo muito relativo. Só a democracia resolve. Aberto a votação.

(*) Não consigo botar o 2 no altinho, pra indicar potência, de jeito nenhum, me poupem.

6 comentários:

Vinícius Faustini disse...

Rozane,

vou tentar explicar. Para um jogador de ataque poder fazer um gol, precisam ter pelo menos dois jogadores da defesa antes da linha da bola.

Se você tá com a camisa de um time e não tem pelo menos dois pra tentar defender na altura de onde você está, a bandeirinha sobe, e o gol não vale. Esta regra foi criada para os jogadores precisassem participar mais ativamente das partidas.

Mas hoje é mais tranquilo. Se fosse como estabelecido na data original (1863), o atacante só ficaria em "condição legal" se tivesse quatro jogadores à sua frente. O que ia confundir esse negócio...

Beijos do salafrário,

Vinícius

Paulo César disse...

Rozane, esse tal "Alberto" é o Albert Einstein abrasileirado ??? rsrsrs

ROZANE MONTEIRO disse...

e tu conhece algum outro senhor grisalho que tenha uma foto fazendo careta tão famosa?

ROZANE MONTEIRO disse...

obrigada, vinícius. vou me empenhar em botar o conhecimento em prática no próximo jogo do Brasil.

Unknown disse...

Minha nossa. Isto é a burocratização do futebol.

ROZANE MONTEIRO disse...

calma, Rinape, o Vinícius só foi didático, o que, aliás, eu agradeço.