domingo, 27 de janeiro de 2008

A dona do morro e Barrabás

Domingão modorrento, lambendo as feridas deste janeiro que não acaba, caboclo tatu triste amarrado no armário, vontade de mudar de assunto. E uma vontade ainda maior de escrever poesia, antigo hábito que o ofício de jornalista foi enterrando aos pouquinhos. Aí, fiquei quietinha aqui até o surto passar, que eu também não ia fazer essa sacanagem com vocês.

Mas lembrei duma amiga poeta. Dum verso que li há pouco tempo no blog dela (http://devaneiosliricos.blogspot.com):

"Sou vela acesa, desencontrada da procissão". Ai.

Imediatamente lembrei de outro, e tá faltando muito pouco pra eu ir pra janela gritar pro urubu do prédio vizinho, que hoje tá de folga:

"Não quero mais ser donzela, agora sou dona do morro!"

Pois é, acordei assim, com vontade de roubar poesia dos outros, com medo da minha própria.

P.S.: Alguém manda interditar a Ana Carolina, pelo amor de Deus. É eu sentar aqui, e a bichinha baixar no meu rádio. Que coisa mais infernal. Só perde pruma mala que a Paradiso bota pra cantar umas 30 vezes por dia. Tal da Ayo, que passa boa parte do hit que tá nas paradas pedindo pro sujeito voltar, "de joelhos, estou implorando, não me deixe". Por que, meu Deus, por quê?

P.S.1: Tem gente que acha que jogou pedra na cruz. Eu ando convencida de que eu era o próprio Barrabás. O bichinho tava lá, amarradão, pronto pra pagar os pecados. Foi trocado pelo filho de Deus, e acabou condenado a se danar o resto da existência. Aposto qualquer dinheiro que a anta baixou num certo 18 de setembro de 1966, 5 da tarde, no interior de Sergipe, terra que, como sabemos, só serviu pra acabar com a sanha de Lampião e parir esta jornalista que vos bloga.

Ih, tô chatinha hoje. Foi mal. Fui.

26 comentários:

Anônimo disse...

Rozane, calma...como vc fala nao olhe para luz!!! Rozane, o fofo voltou...sabe o que ele me falou por msn: "porque vc sumiu??"(agora, a palhacinha aqui, tem culpa, porque o fofo antes de embarca para china me enviou um msn e eu nao respondi!! - Me informando, que ele estava indo para china)um abraco, luciana

ROZANE MONTEIRO disse...

cara, brigada. agora, tu tá batendo um bolão aí também, com esse mané. que mala!

Manoela disse...

Rozane:

Acho que nunca paro de ter histórias. Esta é fresquinha!

Rapaz da faculdade me chama para dançar com ele depois de um aniversário da galera. Nunca fomos amigos, mas a boate era no meu caminho de casa e toca meu estilo de música (rock), então fui. Sem nenhuma intenção, juro. Eis que, passado algum tempo, ele me beija e ficamos. No dia seguinte, acontece novamente.

Uma semana depois, o fofo me liga querendo saber do meu fim de semana e se vou à formatura dele. Como ele me telefonou na quinta e eu ando muito "I love myself", disse que já ia sair com amigas, mas que ele poderia ir junto. No sábado, mandei uma mensagem para confirmar se ele iria. Você respondeu? Pois é, nem ele.

Naquela mesma ligação, ele me perguntou várias vezes se eu iria a uma festa de formatura da qual ele participaria. Algumas amigas iriam se formar e eu já havia comprado convite, então confirmei.

Agora, Rozane, adivinhe o que aconteceu? Cheguei lá e ele estava com uma ex (horrorosa, por sinal, mas os feios também amam) e começou a beijá-la descaradamente DO MEU LADO. Qual o sentido disso, pelo amor de Deus?

Resultado: bebi todas, dancei todas e estou aqui curtindo minha imbecilidade mais uma vez. Mereço?

ROZANE MONTEIRO disse...

é o exepmlo em estado puro do conceito clássico de "mané". por que, meu Deus, por quê?

Anônimo disse...

Esse Barrabás bem que podia ser fuzilado na China, não?
Rose Bahiana enfurecida com o outono do Rio. Se botar poesia, coloca Cecilia Meireles. Tem uma ótima pra dor de corno.E como dói. Eu tb fugia, esperando o surto passar.Só que, agora, ele não passa mais.

ROZANE MONTEIRO disse...

outono no Rio? como assim? quem de nós duas tá bêbada?

ROZANE MONTEIRO disse...

luciana, resume essa história aê e lança a pré-candidatura do mané! ou tu prefere esperar pra ver em que dá?

Anônimo disse...

Rozane
não fique triste. É assim mesmo de mal a pior. Depois do meu trastinho ter me dito que eu não servia pra casar
hoje me mandou um email perguntando se estou chateada e porque sumi.respondi: Tô!
um abraço
Pat

ROZANE MONTEIRO disse...

pat, que ixpetáculo, alguns se superam. como assim, "não servia pra casar"?

Anônimo disse...

pat disse...
Oi!!!
concorrendo ao troféu de traste eu tenho um ótimo com ferrões de abelhas ao redor da cabeça e veneno exalando pelos olhos. Após longos oito anos esperando que ele se separasse da mulher "doente" o sujeito me manda esta pérola:" olha eu nunca poderia casar com vc porque viraríamos amigos. O que me faz sentir tesão é que eu fantasio em relação a vc. Vamos continuar assim que é melhor". A propósito ele ainda me aconselhou que aproveitasse nossos momentos.

26 de Janeiro de 2008 02:31

ROZANE MONTEIRO disse...

MEU DEUS: tá pintando outro campeão! meu pai, essa eleição vai dar um trabalho pra gente.

Luluzinha CS disse...

Da licença....A Pat já ganhou! Esse é o cara é mais cínico de todos os tempos!

Anônimo disse...

Oi Rozane, deixa eu expressar meu sentimento aqui. Escrever uma tese em alemao esta mais facil do que viver este relacionamento. Vc sabe, que mulher apaixonada é uma burra(eu sempre achei isso). Mas eu nao consigo sair deste estado. O foto faz uma gracinha aqui a palhacinha sorri. Nao estou conseguindo sair deste estado de burrice. Eu decidi entrar no jogo...agora jogo no meio de campo, pq gol aqui esta dificil de ocorrer(sexo, estou contigo nao dou e nao dou, se Padre Marcelo de Dala......vc ja sabe o resto da frase). Por isso no momento fica dificil lancar a candidatura do fofo. Rozane, continuarei bate bola e aquecendo o time. Um abraco, Luciana

Anônimo disse...

Oi Rozane, sera que vc poder me citar outro exemplor para slogan (não dou, não dou e não dou. Se o Dalai Lama e o Padre Marcelo podem viver sem sexo, eu também posso. Um vive rindo, o outro vive cantando, não há de ser de todo ruim. Feliz Ano Novo!
), pq eu quero traduzir esta frase para alemao e ninguem aqui conhece Padre Marcelo. Fique segura, que eu nao usarei esta frase em nenhum cartaz por aqui e nem no brasil. Ja tenho preocupacao de mais por aqui ...trabalho novo, relacionamento novo e tudo mais.
Rozane, a minha resposta depois da pergunta do fofo foi: " eu sinto tanto saudade de vc". Depois conversarmos no telefone. A palhacinha aqui nao resistiu e falou que queria ver ele esta semana. Ele verificara na agenda dele para depois combinarmos um encontro. ....abaffa isso, pq isso é demais para um brasileira, que ate hoje ainda nao conseguiu ter uma agenda. Luciana

ROZANE MONTEIRO disse...

pô, luciana, tô tentando pensar em alguém que tenha apeço internacional que é assexuado e que viva cantando. não lembro de ninguém, mas dauqi a pouco vem um nome. quanto a seu trastezinho querido, relaxa, toca o bonde, como diz meu pai mineiro. e vê no que que dá, uai. :)

Anônimo disse...

uai...eu tambem sou mineira de Sao Joao del Rei!! Deixa vé que trem vai dar isso aqui, né!! Luciana

ROZANE MONTEIRO disse...

meus pais são de Visconde do Rio Branco, perto de Ubá.

Cris disse...

Oba, tem citação a mim no sua excelência!! eeeee heheheh Interessante essa citação chegar bem no momento que estou 100% dona do morro. Revolta total! Bloco de carnaval é o caralho, cafageste é o caralho, eu tô afim mesmo de ficar numa boa banheira de hidromasagem, curtindo um som e tomando caipirinhas! E tenho dito! Quem me acompanha? rs

ROZANE MONTEIRO disse...

é um sinal, cris, é um sinal!

David Accioly Freitas disse...

Caramba é impressionante...

Toda vez que vejo os posts da Manoela é as histórias que eu mais me interesso cara... num sei pq.

Anônimo disse...

Oi Rozane, me lembrei da Madre Teresa. Ela tambem vivia sorrindo para todos!! Ja temos mais uma na turma...dos que nao dao e vivem feliz! Um abraco, Luciana

ROZANE MONTEIRO disse...

boa, luciana!

ROZANE MONTEIRO disse...

luciana, pensei no papa. mas ele é tão malinha e tão antipático, que acho que não cabe na lista, não.

Anônimo disse...

Oi Rozane
tava aqui nessa chatice de carnaval, foliões e mulheres lindas e lembrei do meu traste alguns anos atrás nessa época de alegria obrigatória. Eu tava numa fase bem difícil da minha vida, 3 filhos, separada, trabalhando que nem uma louca e apaixonadíssima pelo meu traste. Então comecei a emagrecer muito, ter desmaios, fiz um montão de exames e o terrível diagnóstico. Câncer!!! Soco na boca do estômago. Pensei q meu traste me apoiaria mas ao após ler meu exame não atendia mais o telefone e ainda me segredou algum tempo depois que "perdeu o tesão por mim, porque além de chata eu tava muito magra". Ele não tinha coragem para ficar ao meu lado e eu deveria ser compreensiva.
Fiz a cirurgia de mama na qual ele logicamente não me acompanhou nem me visitou. Um belo dia estava saindo desolada para fazer minha primeira sessão de quimioterapia e o tel tocou. Era o taraste. Meu coraçaõ aos pulos. "Vamos sair?". essa pergunta sempre significa: "eu quero te comer". Respondi q não poderia pois já estava com horário marcado no INCA. O meu traste solidário me afirmou q não poderia ir comigo ao hospital(pro motel podia), mas assim q eu terminasse ligasse para ele q fazia questão de ir me buscar.
Fiquei feliz pensando "Ele me ama". É um tipo de imbecilidade que acomete mulheres apaixonadas principalmente depois dos trinta.
Passei mal, e vomitei como uma vaca (nem sei se vaca vomita mas era essa sensação). Eu era a única paciente sem acompanhante mas me sentia importante já que meu "amor" dali a pouco subiria aquelas escadas e me salvaria de tudo como um principe encantado... mesmo sapo eu já tava aceitando. naõ tava em condições de escolher muito.
Quando a quimio acabou telefonei para ele meio grogue, com a roupa vomitada. Do outro lado a resposta: "Sabe o q é meu bem, eu tive um problema muito sério!". Fiquei por segundos pensando, a mãe morreu, a filha sofreu um acidente, a Casa branca foi atingida pelo Osama, sei lá. Do outro lado com uma voz suave ele disse: "A minha cachorrinha tá com cistite e não posso deixá-la sozinha, vc entende né? Pega um taxi q depois eu pago".

Peguei um taxi e na minha mente que rodava mais que os casais no bolero que Elis Regina toma uiske com guaraná, só pensava "sistite da cachorra". refletia sobre as leis penais e os homicídios necessários, chorava igual uma louca e não sabia se por ele, por mim, ou pena do motorista de taxi que me acalmava contando um milhão de casos de pessoas q não morreram de câncer
Duas semanas depois ele me procurou e quando atirei a cachorra na cara dele ele disse q apesar de me amar eu não tinha coração, a bichinha tava sofrendo...
A pior parte? As vezes ainda penso nele. Ah e o táxi? Ele nunca pagou...
Os cafas podem ser muito cruéis. fujam dos que têm cara de santos e olham envergonhados para o chão. Aprenderam isso em alguma faculdade de canalhice e aplicam na primeira que coloca o coração na reta.
BEijocas
Pat

ROZANE MONTEIRO disse...

PAT!!!!!!!!!!!! quando eu crescer eu quero ser igualzinha a você! simples assim. não vou falar mais porra nenhuma. mas se tu não é mulher pra caralho, não sei mais o que é uma mulé! puta que o pariu. tu é do Rio? se é, CHOPE ONTEM!! DÁ TEU JEITO, CARALHO!!!!! TEU TRASTE JÁ GANHOU!!! e foda-se a democracia. se alguém ganhar o teu, eu fraudo essa porra dessa enquete. e pronto, cumpra-se. ui, desabafei. bjs

Anônimo disse...

Oi Rozane!
obrigada pelos elogios Mas no fundo ainda me sinto com uma tatuagem luminosa escrita "otária" em neon na minha testa.
Eu sou do Rio sim mas até por conta de ficar fisicamente looooonnge do traste to morando em São Paulo. Raramente vou ao Rio. Sabe essas coisas do coração ficar aos pulos quando a cidade vai se aproximando? Pois é a alma do Tom Jobim "cantava" quando ele via o Rio e a minha se arrepia de medo, pavor, saudade, é um nojo só.
Mas é claro que gostaria de conhecer vc sim afinal de contas foi muito boa a oportunidade de contar um pouco da minha história para alguém. E eu tenho mais. Oportunamente postarei algumas "selecionadas". Rozane a minha "relação" com o cafa durou oito anos e é coisa pra caramba.
As vezes ainda qdo meu tel toca meu coração fica aos pulos lembrando dele. não me pergunte porque. Faço direitinho tratamento psiquiátrico, tomo anti depressivo e tal. Afinal de contas após oito anos de mulher minhoca, me arrastando atrás desse trante, só médico resolve.
Esse blog foi DEMAIS!!!! Achei que caras assim não existissem em baciadas como agora estou vendo. Eu pensava que fosse como o jacaré do papo amarelo, boto cor de rosa, desfile de golfinhos, a gente sabe q existe mas nunca aparecem. Agora vejo que eles são como baratas, vc mata uma e aparecem milhares. Temos q nos unir contra essa praga.
queria mesmo que as pessoas não ficassem chateadas pelo que encontram pela proa. Custei a perceber que o problema não era eu. Ele não tem carater e não terá nunca e a culpa não é minha.
Aliais eles nunca tem culpa de nada. Essa foi a grande semelhança q encontrei em todas as histórias. E são tão convincentes q me peguei muitas vezes pedindo desculpas pelo que "ele" me fez.
Culpa, êta palavrinha difícil!!!!
Beijoca e aguardo o chope.