sábado, 19 de janeiro de 2008

O traste que eu não peguei em Teerã

Essa coisa de purgar escrevendo é muito doida. De tanto escrever falando da minha dor, parece que tá quase passando, mesmo. Igual a resfriado. Aquela dor no corpo insana já passou, não fungo o nariz mais com tanta freqüência, o olho não arde tanto mais.

No peito, ainda tem um estrago aqui e ali, mas, ato contínuo, até pra sobreviver, vou lembrando das outras confusões em que me meti nos últimos 20 anos e vou aqui rindo sozinha, lembrando, sobretudo, de como andei sendo mané ao longo da minha modesta biografia.

Lembrei imediatamente do bom Hamid, da distante Teerã. Não, não era canalha. Era só... iraniano, o que, nas duas semanas que passei na terra dele, em 2006, gerou um choque de civilizações que, com todo o respeito ao povo islâmico, o enfiaria facilmente no nosso conceito clássico de traste.

Pra azar do bom Hamid, por uma questão burocrática, ele, que era guia de turistas tradicionais, ficou agarrado a uma jornalista, mulher desbocada do Ocidente, que queria chafurdar os segredos da sociedade iraniana. Enfiada num véu, passei aqueles 15 dias entre querer dar na fuça dele e tascar-lhe um beijo na boca no meio do deserto, por onde viajamos uns três dias no carro dele.

Não rolou nem uma coisa nem outra, por mais que eu tenha virado minha cabecinha pra anta, por mais que o coitado tenha tido surtos de ódio de uma mulher tão metida a macho. Andou montes de areia pra mim. Não deu nenhuma bola. Pior, um dia, quando falei todos os palavrões que sabia em inglês, aos berros, em frente a um parque, de tanto que o mala me encheu o saco, foi ele quem quase deu na minha fuça porque uns taxistas que estavam perto começaram a sacaneá-lo: “Você deixa sua mulher gritar com você em público”, coisa impensável pros iranianos tradicionais.

Isso tudo acabou numa conversa divertidíssima nossa no tal parque.

- Hamid, nosso problema é que somos parecidos demais. E, eu, pra meu azar, aqui, sou mulher.

- Você não tem irmão, né? Se tivesse, saberia que não se pode brigar com homem.

Acordei pensando nisso. Sei lá. Alguém me abraça!

37 comentários:

Luluzinha CS disse...

Lembrei do meu sobrinho...quando eu brigava com ele, dizia a mesma coisa "Titia, não briga comigo. Sou homem!". O mesmo sobrinho que dizia que quem dava cartão de crédito pra uma mulher era doido e que não podia ver uma barveiragem no trânsito que gritava "É mulher!!!" Essa criatura tinha só 6anos e todo mundo achava lindo esse jeitinho dele...Hoje ele tem 13 e ainda acha isso. Só que hoje em dia eu belisco mesmo!!!
Amiga, meu sobrinho vai ser um traste irariano "made brazil". Hahahahaaha
E ainda bem que tu não pegou esse traste.

Luluzinha CS disse...

*barbeiragem.


Ahhhhhhhh Rozane. Reclama não! Aqui nesse fim de mundo que eu moro, tem muito mais traste que aí. Um montão de machistas!

ROZANE MONTEIRO disse...

pô, cara, era o maior glamour, choque de civilizações, deserto, guerra iminente, etc, etc, etc. sacanagem. é claro que era roubadíssima, ainda bem que saí daquela terra de loucos qual fora uma virgem. devo admitir que dei, mesmo, foi prum outro traste alemão casado na volta do Teerã, que também num só de ferro. um ex-caso. longa história. um dia eu conto aqui. quanto a teu sobrinho, meu Deus, é o traste do futuro!!!! mas ainda há esperança de salvar essa alma! dá teu jeito! :) quanto a aí ter mais traste do que aqui, preciso pensar nisso com calma. :)))

Anônimo disse...

viva a democracia rozanense, nem iraniano escapa....
você tá o próprio bope, pega um, pega geral...(rs)
agora o legal é que tem know-how de canalhice estrangeira e ainda caí no papo dos canalhas tupiniquins. que vergonha!!!!!!!!

ROZANE MONTEIRO disse...

pô, márcia, também não precisa me esculhambar. é que eles têm modus operandi distintos. quanto à, digamos, globalização da minha biografia, juro que já pensei em mandar meu currículo pra ONU, assim, como adida cultural, sabe? :)

mas, peraí, o iraniano escapou, porra!

Luluzinha CS disse...

Eu to na fase quase-sendo-cretina e por isso, vou defender o iraniano! Ele não fez nada coitadinho!
Se bobear, ele foi o tatu triste da história (lá tem tatu??). Ou camelo triste...que seja!!!
Rozane, nem venha, tu também tem um lado malvado...todo mundo tem!!!

Talita Braga disse...

Nada pior do esses exemplares do sexo masculino que seduzem seduzem seduzem e naaaaaaaada........
Será que iraniano tem borogodó?
Minha experiência internacional se resume a um alemão, que digamos... é melhor esquecer! rsrs

Unknown disse...

Hamid! O bom e velho Hamid! :-)
(E esse post seu tinha que ter sido acompanhado da clássica foto com véu!).
Bacione!

ROZANE MONTEIRO disse...

eeeeeeeeeeeeeeu, canalha, que isso????? agora, sério, eu bem quero abrir aqui uma seção com as canalhices de mulé. também. tem um dos nossos leitores que vai contar a história de uma traste que cruzou a vida dele. o que vocês acham?

ROZANE MONTEIRO disse...

ih, talita, eu tenho um alemão também, que quase me enlouqueceu no ano que morei em praga. traste, traste, traste. e traste doce e culto, perigosíssimo.

ROZANE MONTEIRO disse...

sheil, eu juuuuro que pensei em botar aquela foto do lenço azul, mas achei um pouco além da conta. já botei a alma aqui nesse blog. botar a fuça me parece um pouco demais.

Anônimo disse...

Ola Rozane, hoje sua excelencia, o canalha....seria muito elogio para este canalha, cafajeste, que eu conheci aqui na Alemanha. Melhor abaffaa...Um abraco, Luciana

Anônimo disse...

Oi Rozane, voltei...estou desafando meus sentimentos aqui. Caso vc me permita, pq o canalha me aprontou mais uma hoje. Estava pensando que se nos criassemos um concurso dos canalhas para eleger o melhor canalha, o que acha? O canalha alemao hoje levaria ate um trofeu...(eu ainda nao consegui definir, qual trofeu seria, pq trofeu abacaxi é muito para ele). Um abraco, Luciana ( se quiser pode me responder no email:lucianarosenheim@yahoo.de)

ROZANE MONTEIRO disse...

meu Deus, só dá alemão aqui!!! a gente devia fazer um blog só pra eles.

ROZANE MONTEIRO disse...

Luciana, eu botei um post sobre isso hoje de tarde. vamos SIM fazer um concurso com os canalhas das leitoras. depois a gente pensa em como premiar a escolhida, sei lá, alguma coisa engraçada. vai ser divertido.

Anônimo disse...

Oi Rozane, ja que aqui so da alemao podemos ate fazer uma seletiva. Condicao inicial do primeiro concurso ser alemao, cafajeste. Olha, que esta qualidade de alemao cafajeste é coisa rara, pq nao eu deixei de encontrar as exececoes da regra. Rozane, eu estou aqui em estado de choque, nao sei o que falarei amanha. O cafajeste, me deixou de boca aberta...ou melhor a cada dia eu me supreendo mais com ele. Ele esta morrendo de medo de mim, que er o diabo na cruz, mas nao quer me ver(conclusao, que eu cheguei agora). Mesmo assim ele nao perde a linha...as mensagens no celular continuam lindas e educadas. Minha vontade é pegar o telefone e falar poucas e boa com ele. Amanha, havera mais cenas desta novela. Passarei por aqui para te contar. Um abraco, Luciana

ROZANE MONTEIRO disse...

Cara, esse teu traste tá batendo um bolão - e olha que eu nem sei dos detalhes. Sei não, mas, se a gente conseguir fazer o concurso, acho que tá pintando um campeão. :) Conta, sim. Até porque, acredite, é bão pra a gente aliviar o peito. Esse blog aqui me economizou uma grana de terapia. :)

Talita Braga disse...

Rozane, to menos chique que vc. Meu alemão era aluno do intercâmbio...lerdinho....acho q era "principiante", tadinho....
Mas canalha que é canhalha já nasce graduado! Aff.....pq eu ainda falo nesse traste?

trilha sonora de corna: Espumas ao vento.

ROZANE MONTEIRO disse...

Talita, eu virei inspiração pro teu novíssimo blog? É isso? tu me mata de orgulho. Tô quase às lágrimas. A idéia é boa demais, cara. Essas pequenas coisas do cotidiano, quando a gente bota no papel, podem virar histórias divertidíssimas.

Talita Braga disse...

Você leu!(emocionada!)
Que legal q gostou....mas eu travei no primeiro post..rs
Acho q minha desastrosa vida de dona de casa não é pior do que a minha vida sentimental( que não anda melhor do q a vida sexual), mas to tentando aliviar a tensão através do blog.
O plano de saúde não cobre o psicólogo, o psiquiatra é em santa tereza e eu moro mal pra kct......só resta escrever,pq o lexotan acabou faz um tempão! rs

Quando quiser aparecer lá no blog ou aqui em casa prum café(ahahahha) fica á vontade!
beijos

ROZANE MONTEIRO disse...

vo lá sim. depois boto um post lá. mas continua, cara, vai por mim, tu vai se surpreender com o bem que faz, especialmente quando tu começar a ver que vai aparecer contando histórias tão dramáticas/engraçadas ou mais que as suas. palavra de blogueira de primeira viagem. quanto ao café, dia desses aceito, hein?

Anônimo disse...

rozane,
tô me sentindo um ser alienígena. nunca peguei gringo...
fiquei tão arrasada que acabei assinando um blog com meu nick...
o sobre a democracia rozaneense.
mil perdões...
afinal você não pegou o iraniano. mas pegou americano, inglês, alemão...

ROZANE MONTEIRO disse...

como assim um blog, mirtes guimarães?

Talita Braga disse...

Visita de insône.....
tá a fim de uma partida de paciência? rsrsrs

trilha sonora de corna (recorrente!): espumas ao vento!

Anônimo disse...

Oi Rozane, bom dia!! Hoje, eu acordei melhor, pq ontem foi dose dupla tanto do canalha alemao como do meu irmao. Acordei e logo decidi me vestir bem bonita mesmo para ficar em casa trabalhando. Assim deixo o meu lado feminino com um ego maior e nao dou mole para o outro lado. Bem, que eu queria sair hoje para fazer compra, mas estou sem dinheiro e aqui na Alemanha do domingo nao tem nada aberto. Agora analisando a situacao, eu sou brasileira, morena, bonita(deixa eu joga elogios em mim, senao o bicho pega) e fica chorando por causa de um homem alemao, gordo, barrigudo e canalha. Nao, basta! Nao tem sentido. Agora, eu decidi entrar na estoria...o canalha alemao morre de medo de mim. Sinto que ele esta me evitando. Mas eu continuarei linda e sorridente tropecando com ele pelas esquinas da vida. Um abraco,Luciana...ah! ate agora estou sem noticias dele, a ultima mensagem foi ontem a noite informando que antes do voo dele hoje nos encontraremos. Estou aqui de plantao...escrevendo tese em alemao e no plantao do canalha.

Anônimo disse...

Oi, capitulo de hoje!! Como eu ja esperava o canalha fugiu. Ontem, acho, que ele nao estava conseguindo dormir, pq havia marcado um encontro comigo hoje. Entao, ele lembro de apelar para a mae dele. Assim ele me enviou uma mensagem no celular informando, que hoje teria de ir para casa da mae urgente, mas mesmo assim antes do voo dele hoje nos nos encontrariamos. Imagino, que depois que ele me enviou esta mensagem ele tenha conseguido dormir....rssrssr Descobri um ponto fraco nele. Hoje como eu ja esperava ele nao teria tempo para mim. Terminamos a conversa hoje ele me prometendo, que amanha teremos mais um novo capitulo. O que eu acho interessante e engracado eh que agora ele apela pra mae, irmao. Cada vez a desculpa é por causa da mae, irma ...cachorro, papagaio e tudo mais. ah! Eu decidi ser feliz...to fora de homem canalha. Rozane, acho que eu colocarei o cd da Ivete Sangalo aqui para levantar a poeira...e depois eu quero eh festa(farei uma festa com a minha tese e meus amigos online). Beijos, Luciana Alemanha

ROZANE MONTEIRO disse...

luciana, como assim, o traste apela pra mãe? quanto anos tem essa crianpça? meu Deus! é cam-pe-ão, é cam-pe-ão!

Anônimo disse...

Rozane, isso mesmo o traste apela pra mae....( ele tem 48 aninhos, um executivo bem sucedido aqui). Ele é o campeao hoje. Acha, um trofeu para ele hoje....rrssr Rozane, minha imaginacao nao esta conseguindo encontrar algo criativo para ele. O melhor que eu fiz hoje foi me vestir bem bonita. Estou me sentindo mulher...se eu tivesse ficando em casa de pijama e toda mal arrumada. Eu estaria me sentindo um bagaco. beijos, luciana

Anônimo disse...

Rozane, sera que eu tenho cara de ficar atraindo somente estes trastes,canalha? Papai do Céu eu quero isso mais nao. Mamae nao me criou para ficar sofrendo assim nao.....rsrsrs. Eu acho, que la no ceu eu fiquei mais tempo neste fila do que o necessario. Quero e ja estou mudando o disco. Um abraco,Luciana

ROZANE MONTEIRO disse...

luciana, como é que fala "VOLTA PRO MAR OFERENDA" em alemão??? :)

Anônimo disse...

oi Rozane, nao entendi volta pro mar oferend...preciso de um completo aqui ou me explica um situacao, que vc usaria esta frase. Assim consigo achar outra semelhante em alemao. Luciana

ROZANE MONTEIRO disse...

é assim, ó, quando alguém tá te enchendo o saco, no teu pé, você grita "volta pro mar, oferenda", gíria de réveillon de balneário como o Rio de Janeiro, que despacha oferenda no mar, tendeu?

é um grito libertador, metáfora pra "larga d'eu, mané".

Anônimo disse...

ok, entendi...espero que vc nao quera diz isso para mi..rsr(brincadeira). Em alemao se fala: Lassen Sie mich in Ruhe.Um abraco, Luciana

ROZANE MONTEIRO disse...

é pra TU falar pra ele, genius!

vem cá, vê lá o post que acabei de colocar, a convocatória pro concurso. deixa comentário lá com o que tu acha. vmao movimentar a galera!

Anônimo disse...

La em Teerã vc so vai pegar homem bom ba mesmo!

ROZANE MONTEIRO disse...

tô forinha, forinha de homem bomba! por aqui, eu já bato um bolão!

ROZANE MONTEIRO disse...

tô de volta, meu povo. vamo animar essa botação. até segunda-feira, vou editar bonitinho as historinhas que já tem aqui e botar em destaque lá na home. depois, a gente faz a enquete, que tal?