sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Iansã 1 x 1 Iemanjá

O reloginho do computador me informa: 1h15. Não importa. O que importa é que a chuva que tá caindo me lembra de quando era menina, em Niterói, e esperava a água desabar pra sair de bicicleta São Francisco, meu bairro, afora, com tempestade na fuça, pra desespero da minha mãe.

Sem coragem de descer pra ensopar o corpinho aqui no Largo do Machado, devo dizer que vou me deleitar com a lembrança da infância deitando na minha cama de casal enorme, na diagonal, braços esticadíssimos, sem macho pra me empurrar prum lado do colchão, que, aliás, comprei com o suor do meu trabalho, em 10 prestações sofridíssimas no cartão.

P.S.: Essa coisa da chuva, um pai de santo amigo meu (pois é, eu tenho pai de santo) credita ao fato de eu ser filha de Iansã, mulé das tempestades. Mas, outro dia, uma amiga, bêbada, aqui em casa, disse que isso tudo é uma bobagem, e que eu sou é filha de Iemanjá. "Você não tem uma parada com o mar?", perguntou, enigmática. Eu confirmei que gosto de mar, sim, e lembrei de mais um monte de coisas que nem às paredes confesso, relacionadas ao Atlântico que nos banha. Ela riu, orgulhosa do tiro que julgou certeiro acerca da minha relação com o além e eu me fiz de atéia, especialmente quando perguntei pra moça por que diabos ela tava me dizendo isso: "Mandaram eu te dizer". Devo dizer que o plural do "mandaram" me irritou, mas ficou tudo por isso mesmo, e mudei rapidamente de assunto, que não tô aqui pra arrumar briga com o povo de lá.

Sei lá, deu vontade de contar.

10 comentários:

Talita Braga disse...

Nem te conto, q o pai de santo do meu ex, num belo dia resolveu q eu precisava ed um banho de pipoca....
e de canjica......
deeeeeus me livre.....eu toda melecada de gordura, com bolotas de canjica no cabelo...
e o namoro foi pro brejo.....

ROZANE MONTEIRO disse...

talita, pai de santo de ex NÃO PODE. tu TEM que realizar o sonho do pai de santo próprio, caceta! vai por mim.

Dois cigarros e um café. disse...

Eu tb tenho um pai de santo pra mim, pai de santo não é igual vestido que dá para emprestar, no máximo e em extrema urgência compartilhar... porém de ex namorado nunca! Dá uma zica que nem banho de arruda e defumandor dá jeito.


Beijundas.

ROZANE MONTEIRO disse...

e haja sal grosso, cristal, haja sal grosso!

Talita Braga disse...

É, preciso de um próprio e logo!
ah! meu traste confeiteiro, deu sinal:)
Não sei pq, eu juro q desde q coloquei o nome do ex e o meu no melão, deu tudo errado......
acho q o pai de santo me enrolou....
Agora to apelando pro mel e fitinha na roseira pra ver se pinta um macho q preste nessa cidade onde todo homem bonitinho gosta mais de barbudos do que eu! afff!

ps: letrinhas chatas pra kct! rs

Anônimo disse...

Ih Rozane essa história de santo...
Um dia na Bahia um pai de santo sem eu perguntar tb me disse q eu era filha de Iansâ todo contente. Eu perguntei:'Ihhh? O que eu ganho". ProteçãoMas afasta os homens.
Hoje tava pensando q não é de todo ruim porque os homens q tenho encontrado como diz o Joaquil nem deveria ser escrito com H.
Por falar no dodói, ele apareceu em um grande sofrimento. Saudade da cachorra.
Não sei mas espero que a (in) tenha fugido e não volte mais e eu...preciso me benzer
Bjs
Pat

Anônimo disse...

rozane, com toda a sinceridade tb acho que você não é filha de iansã (pelo menos não 100%, deve ter outro orixá no meio). iansã é a orixá emocionalmente mais forte e bem resolvida. ela é a única que coloca xangô nos eixos. ela e suas filhas não deixam homens lhe fazerem de gato e sapato. e quando riscam o chão com sua espada, a coisa fica feia. traste com elas só aprontam uma vez...
realmente você tá mais para iemanja´, que se deixa levar por "uma coisa à toa, um sonho de valsa.."

Anônimo disse...

talita,
apenas alguns banhos de erva se toma da cabeça aos pés. este de pipoca e canjica (nunca ouvi falar) mas deveria ser do pescoço para baixo e com chuverada depois...
pat se você fizer uma oferenda, umazinha só, iansã jamais afastará seus homens..

Anônimo disse...

Pôxa Mirtes valeu mesmo. nunca me disseram isso. Só falaram que ela afastava os homens porque não se quer submissa. Ela até q afastou o traste mas eu insisti pra cacete. não posso culpa-la. Mas como é essa oferta?
beijos

Anônimo disse...

pat,
juro que não me lembro. é a comida preferida dela e se coloca na mata. vamos pesquisar e quem achar primeiro passa para a outra. pq a oferenda que fiz tem mais de 20 anos, acho que tá na hora de fazer outra. "just in case"... (rs)