terça-feira, 8 de abril de 2008

Debochar da dengue também é canalhice

Que eu saiba, o prefeito Cesar Maia é excelente marido. Pai de família exemplar, avô legal, cara bacana, assim, enquanto homem. Mas o mané tá batendo um bolão tão bolão no quesito tô-nem-aí na epidemia de dengue aqui no Rio de Janeiro que, não fosse eu uma democrata, já o aclamaria imediatamente muso honorário do Sua Excelência, o Canalha.

Juro que já me arrisquei um milhão de vezes a perder uma meia dúzia de amigos de esquerda, uma gente que mora no meu coração, por sempre defender Cesar, o Epitácio. Tudo culpa dos dois primeiros anos de seu primeiro governo, que acompanhei como repórter, diariamente. Resultado: aprendi a respeitar o cara, ué, foi mal.

Mas, aí, veio 2008, o ano que, como sabemos, não acaba nunca; o tal do mosquito baixou de mala e cuia no Rio; e o mané deu de fazer graça com a tragédia alheia – alguém, aí, avisa a ele que apelar ao Senhor do Bonfim em meio ao caos na cidade que ele administra não pode, simples assim. Parece que o bichinho tá com alguma doença terminal e decidiu levar a vida como se não houvesse amanhã.

Só tá faltando ele falar que a epidemia é psicológica.

Noves fora, nada, o povo tá em pânico. Incluindo esta blogueira. Aos fatos:

Peguei dengue há uns seis anos. Tá, foi em Niterói. Ocorre que passei maus pedaços depois de a anta da plantonista diagnosticar errado, achando que era rubéola; a tal quase foi hemorrágica; e aprendi que a próxima poderá ser muito pior. Desnecessário dizer que, moça viajada que já foi ao Irã e correu de tiro em morro do Rio, onde moro agora, tenho horror ao raio do mosquito.

Corta pra Copacabana, semana passada, dentro dum táxi com minha sócia.

- Moço, tem um mosquito da dengue aqui no seu carro – eu gritei, quando dei de fuça com um ser todo riscadinho no vidro do carro.

Minha sócia deu um grito maior e começou a se sacudir.

Informado por nós, sempre aos berros, de que o perigo voara pra frente do carro, o nobre condutor sacou de uma toalhinha, e começou a agitar a mesma com a mão direita. A esquerda ficou no volante, até, claro, ele ter a brilhante idéia de abrir os vidros. Assim foi feito, segundos antes de o carro embicar prum lado qualquer e quase bater no do lado.

Tão achando que acabou, né? Tolinhos.

O mosquito, finalmente, foi ventado janela afora. Sossego e pau no Cesar até a Praia do Flamengo. Só que achamos outro. "Vem cá, isso é ninho?", perguntou minha sócia. O sujeito, abatidíssimo, concluiu que pode ter sido o culpado pela dengue que a mulher pegou há alguns dias, na Vila, e fomos todos nos coçando até o Largo do Machado.

Não, não tinha, que eu saiba, água parada no carro, e o bicho tava lá, vivão. E eu quero ver alguém conseguir convencer a galera da prevenção de que é possível mosquito suspeito estar andando de táxi pela cidade.

É isso. A votação pra eleger nosso prefeito muso honorário do Sua Excelência... tá na enquete lá em cima, à esquerda.

À pergunta "o prefeito Cesar Maia está credenciado a ser eleito o muso honorário do Sua Excelência, o Canalha?", as opções de resposta são:

- SIM. O jeitão tô-nem-aí em meio ao caos vale o título.

- NÃO. Os mosquitos deste ano foram importados pela oposição, e as mortes são todas psicológicas.

27 comentários:

Anônimo disse...

Era vc???Saiu uma nota sobre isso no fim de semana numa coluna do JB ou Globo, não me lembro se foi no Ancelmo ou na Anna Ramalho...

ROZANE MONTEIRO disse...

foi no ancelmo.

Anônimo disse...

Oi Rozane, vc eh tao criativa, entao vamos colocar outro nome no Cesar Maia, ou melhor nesta campanha? Que tal: mosquitao Maia, chefe da denge? Um abraco, Luciana Alemanha...ah! que estes mosquistos fiquem no rio de janeiro, no brasil e nao me aparecam por aqui. Ja tenho os meus problemas para solucionar. Eu li no jornal hoje, que turistas portugues contaminados pela dengue no brasil trouxeram o virus (nao sei qual o termo certo) para Portugal.

ROZANE MONTEIRO disse...

boa, luciana. quanto a exportar os mosquitos, EXCELENTE IDÉIA!!!!! acho que vou virar casaca e mandar a sugestão pro prefeito, que tal????? :)

Anônimo disse...

uau, virou personagem do ancelmo, hein?
agora essa sua campanha pode dar errada. o nelson vasconcelos lançou o troféu cesar maia (sutil não?) para "premiar" o político mais cínico e que menos se preoucupa com a população e quem ganhou foi o....
lula (rs)
na questão da dengue acho que teríamos que ter três musos: cesar maia, sergio cabral e temporão.

Anônimo disse...

luciana,
não se preocupe, não existe aedes aegypts na europa. ele só procria em temperaturas acima de 30º e em áreas úmidas e quentes.
ou seja, o caara pode até ter levado o vírus mas não haverá proliferação.
mirtes guimarães

ROZANE MONTEIRO disse...

tu já combinou isso com o mosquito, mirtes? os dois que encontrei semana passada, por exemplo, andam de táxi.

ROZANE MONTEIRO disse...

ih, anônimo, valeu. mas ainda acho que o mané do Cesar Maia tá ganhando. deixa ver como a enquete caminha, depois, posso arrumar motivo pra lançar as pré-candidaturas dos companheiros federal e estadual. boa bola.

Talita Braga disse...

Tudo faz sentido.....
Aquele papo do mundo dando voltas.... sintoma da dengue!!!
Culpa do Cesar Maia...Canalha!
Eu achando que tava passando ilesa pela epidemia! Humpf

ROZANE MONTEIRO disse...

o quê? tu tá com dengue, talita? fiquei confusa agora

Talita Braga disse...

Não, ainda não....rs
mas o moço do mundo que gira andou dengoso na semana antes de me dar a sacaneada do século.
Ando tão entediada, que to topando uma dengue pra dar uma "agitada" na vida! ahauhauha q horror......
Quem deve estar adorando essa epidemia é o meu plano de saúde, há muito que não pago em dia a mensalidade, agora com e iminência de uma contaminação não to deixando atrasar nenhum dia...rs

ROZANE MONTEIRO disse...

tadinho do moço. quanto à dengue, bate na boca, cara, é foda! vai por mim.

Talita Braga disse...

rozane, pelo amor de Deus!
se vc chamar ele de tadinho de novo, eu faço greve de comentário!
Não defende o meu canalha não!HAUHAUHAUAHUAHUAH

ROZANE MONTEIRO disse...

"greve de comentário" é tudo de bão. :))))))

Anônimo disse...

eu não tenho intimidade alguma com o mosquito da dengue!!!!!!
quem diz que ele gosta de úmidade e calor são os epidemiologistas.
aliás, ar-condicionado ligaado é ótimo para espantá-los.
se esqueceu que eu cobrir esta porcaria de epidemia de dengue por três anos?
no mais, tome própolis diariamente. ele é um repelente natural do aedes.
30 gotas em um copo de água mineral.
e relaxe.

Irhia Amana Tanna disse...

Pois é, amiga. Se vc tá com medo de dengue aí no Largo do Machado, imagine eu que moro em Jacarepaguá? E mais: A dois quarteirões de casa fica um lindo riacho que foi transformado em valão pelo lançamento de esgotos da comunidade próxima a Cidade de Deus. É o paraíso.
Pra vc ter idéia, eu já tive dengue 3 vezes e meu paizinho que é médico vive em pânico de eu acabar com uma dessa hemorrágica. Mas eu sou mais teimosa que os mosquitos...hehehehe

ROZANE MONTEIRO disse...

ANôNIMO, quem és tu?

ROZANE MONTEIRO disse...

Irhia, como assim, três vezes?

Anônimo disse...

rozane,
opps, eu sou o((a) anônimo (a). a anta aqui, às vezes esquece de assinar.
briga com eu não, tá? (rs)
beijim
mirtes guimarães
ps- resolveu o problemaa do cartão?

ROZANE MONTEIRO disse...

mirtes, eu tinha a desconfiança de que era tu. agora, vem cá, essa parada do própolis é séria? quanto ao cartão, resolvi, mais ou menos. cancelei, mas depois do piripaque que tive hoje, não consegui ir ao banco. tá foda.

Anônimo disse...

claro que é.
o própolis naturalmente aumenta nossas defesas imunológicas. agora, neguinho descobriu que ele altera o o nosso suor e exala sei lá que substância que o aedes não gosta.
agora, um conselho, acrescente uma colher de chá de mel, pq própolis puro é ruim para cacete...
mirtes guimarães

ROZANE MONTEIRO disse...

ih, mané, eu adoro um bacon, mas adoro coisitas naturais também. aliás, fique sabendo que, quando a gripe se aproxima, e a garganta sofre, não penso duas vezes: meto alho e própolis goela abaixo imediatamente. sou fã de própolis desde criancinha, mas não sabia dessa parada de ser repelente natural não. valeu a dica. vou comprar logo, o meu acabou e eu não repus.

Anônimo disse...

Bom, não se vcs já sabem, mas o Tribunal de Justiça do Rio condenou o Estado e o Município pela morte de uma criança; a indenização foi fixada em R$ 30.000,00. Na verdade, a condenação tem como objetivos punir e educar o Estado pela falha no combate ao mosquito. Não tenho dúvidas de que o Judiciário agiu corretamente; todavia, não sei até que ponto isso traz benefícios reais para a coletividade - todos nós -, pois: I - a indenização é individual, só para os pais; II - os precatórios não são pagos há anos!(pra quem não sabe, precatório é forma de pagamento do Estado, quando perde uma ação judicial); III - o dinheiro que será pago a eles é nosso, não do prefeito ou governador que foi omisso; IV - o governo seguinte que terá o ônus; V - ainda há recursos no STF e STJ, ou seja, o processo ainda não acabou; VI - isso não obriga o Executivo atual (Cesar Maiasquito) a tomar medidas efetivas num contexto mais amplo.

Reitero que os pais da criança merecem receber a indenização, e acho que 30 mil é muito pouco pela morte de um filho. Mas o que eu quero criticar é essa ilusão de que uma condenação trará solução ao problema.

ROZANE MONTEIRO disse...

mandou bem, bernardo. tem toda e absoluta razão. agora,"Maiasquito" é tudo de bom. posso adotar?

Irhia Amana Tanna disse...

Como assim 3 vezes? Assim ó:
Primeiros surtos de dengue no Rio lá pelos idos de 1989 - eu era professora de escola pública e acabei com dengue. Passam-se mais alguns anos e em 1992, já casada, arranjo outra dengue. Pra completar, a última e mais violenta: Passei o carnaval de 2006 literalmente na cama. Dormia quase 20 horas por dia. Só sabia beber água e dormir. Depois de 6 dias assim perdi o carnaval inteiro e 3 quilos. Essa foi a parte boa.

ROZANE MONTEIRO disse...

uia. eu, por cá, cara Irhia, tô na merda. vou ter que emagrecer na porrada, levar uma vida mais saudável pra ontem. motivo, a porra da hipertensão, que, se não me cuidar, pode me levar a uma porra dum infarto. aos 41 anos. não é lindo. mas, enfim, como há sempre uma Pollyanna em nós, ao menos, acho que desta vez fico gostosa de vez. num vai ter jeito de continuar com meu peso e com o ritmo que tô levando. baixei num cardiologista terrorista hoje e, basicamente, fu-deu.

Anônimo disse...

Pode adotar Cesar Maiasquito a vontade. Na verdade, eu é que lhe devo meus sarcasmos e ironias, pois, desde a minha infância, você foi a minha principal professora nesses assuntos.